Seguros pra Você - Niponseg Corretora de Seguros em Curitiba

Previdência Privada

O consenso entre os especialistas é que o investimento em Previdência Privada deve ser de pelo menos 8 anos para valer a pena, mas o ideal seria chegar a 10 anos.

Por isso, se você tem entre 55 e 57 anos e quer se aposentar aos 65, ainda dá tempo. O ideal mesmo seria começar bem antes, pois como teria mais tempo para investir, precisaria guardar menos a cada mês, o que pesaria menos no bolso. Você pode até se programar para a faculdade dos filhos a partir de um plano de previdência!

Uma das vantagens de investir em planos de Previdência Privada é a questão tributária. O tipo VGBL você paga o IR apenas sobre os rendimentos do plano. No tipo PGBL você pode maximizar sua dedução fiscal no Imposto de Renda.

Aplicações tradicionais, como CDBs, títulos públicos e ações, têm carga tributária de pelo menos 15% de IR, os planos de previdência do tipo VGBL podem ser de apenas 10% sobre os rendimentos, mas para ter essa vantagem é preciso deixar o dinheiro investido por dez anos.

Tributação Regressiva de Previdência Privada

Tempo de Aplicação Alíquota de IR

  • Até 2 anos 35%
  • Entre 2 e 4 anos 30%
  • Entre 4 e 6 anos 25%
  • Entre 6 e 8 anos 20%
  • Entre 8 e 10 anos 15%
  • Acima de 10 anos 10%

Fonte: Receita Federal

Há ainda fundos de previdência com tabela de tributação progressiva. Nesse caso, as alíquotas do IR variam conforme o valor que será resgatado, e a tabela usada é a mesma aplicada ao salário (que variam até 27,5%). Quanto maior for o valor do resgate, maior será o imposto.

Essa opção é mais interessante para quem tem uma renda menor na hora do resgate, pois quem tem renda mensal de até R$ 1.903,98 será isento de Imposto de Renda.

Para quem não se preveniu, não precisa desanimar! Consulte nossa equipe .

Niponseg Corretora de Seguros em Curitiba

Fale conosco!

Preencha o formulário abaixo que o mais breve possível entraremos em contato.